A Origem da Vida - Evolução Química

posted under by bsobryan

A Terra começou a cerca de 4,5 bilhões de anos e era coberta de magma com constantes erupções vulcânicas e recebia meteoritos constantemente...E possuía apenas 1% do oxigênio que temos e sua atmosfera era extremamente primitiva composta apenas de CH4(Metano), NH3(Amônia),H2 e vapor água H²O.
Várias teorias tentam explicar a origem no nosso planeta, no entanto, a teoria mais lógica é aquela dada pelos cientistas Oparin e Haldane que deduziram que os primeiros seres foram moléculas orgânicas produzidas a partir de materiais inorgânicos que habitavam a atmosfera, essas moléculas eram levadas pela chuva para pequenos mares primitivos que eram extremamente quentes, e com o tempo várias moléculas eram trazidas da atmosfera para os pequenos mares, e quando houve um número maior de moléculas elas foram capazes de se juntar formando assim os conservatos que derivado do latim significa "grupos".
Junto com as moléculas orgânicas, a terra também sofria mudanças em sua estrutura possibilitando um maior contato das moléculas com o H²O, surgindo então as moléculas heterotróficas que se usufruíam so oxigênio para produzir alimento e energia, logo depois, por conseqüência da evolução de algumas heterotróficas surgiram algumas moléculas autotróficas (capazes de produzir o próprio alimento e energia sem a dependência total de elementos externos). Os seres heterótrofos podiam agora se aproveitar do oxigênio produzido pelos autótrofos.
Os primeiros seres autótrofos eram fotossintetizantes, ou seja, se aproveitavam da luz solar para produzir oxigênio. Eles foram muito importantes para desenvolver a vida e até hoje são como é o caso das plantas. E por serem capaz de produzir oxigênio permitiram a existência de seres aeróbios que em base na respiração podem produzir mais energia iniciando a evolução do metabolismo.
A partir de organismos procariontes anaeróbios surgiram organismos com organização celular mais complexa, os eucariontes. A célula eucariótica possui membrana plasmática, citoplasma e núcleo... Um grande avanço para a evolução dos seres vivos. Ao se alimentarem de bactérias aeróbias esses seres tiveram como parte de si as mitocôndrias que são responsáveis pela respiração da célula eucariótica e alguns tipos de eucariontes uma simbiose com outra bactéria denominada ciano bactéria capaz de fazer fotossíntese.
A união das células eucarióticas começaram a formar os primeiros seres multicelulares que como sabemos evoluíram durante bilhões de anos das mais variadas formas constituindo todos os seres que existem hoje.

Bryan S.

0 comentários

Make A Comment
top