Pobreza...Arte da Esperança

posted under by bsobryan

Artistas de rua assim como mendigos incapacitados pedintes ou prostitutas são pessoas que encaram a vida com coragem e determinação buscando a cada dia um motivo pra sobreviver nas ruas usando apenas a si próprio e suas habilidades para impressionar as pessoas e conseguir seus míseros trocados para continuar vivendo. A vida dessas pessoas é árdua e muitos no lugar deles simplesmente desistiriam de tentar viver nessas condições, subjugados pela sociedade e oprimidos pelo mercado de trabalho devido a classe social, má formação profissional, deficiência , preconceito e descaso.

Muitos deles saem de casa apenas com a esperança de voltarem com o básico
para a sobrevivência de si próprio e sua família e acabam simplesmente não sendo reconhecidos por aqueles aos quais querem impressionar, devido a falta de habilidade que acaba não surpreendendo o público ou da opressão social tendo de ser suportada por eles, e o pior também é a competição de pedintes que muitas vezes acaba em violência contra essas pessoas.
Desesperados alguns em seus momentos de extrema incapacidade
acabam por cometer crimes como roubo ou tráfico fazendo aumentar ainda mais a opressão social a essas pessoas.

Artistas "profissionais" tendem a humilhar e reduzir o já baixo reconhecimento dado aos artistas de rua devido a falta de profissionalização dessas pessoas seguindo os métodos adotados por nossa sociedade atual, mas de fato encontrar a arte não necessariamente significa se profissionalizar no mesmo... Essas pessoas encontraram seus caminhos na arte e usam isto como a única forma de sobreviver, e comparado ao tempo em que artistas profissionais gastam com a arte esses artistas são mestres no assunto pois o trabalho árduo de estarem quase 24 horas por dia nas ruas exercendo arte em busca da sobrevivência dá a eles uma experiência artística fenomenal que não pode ser comparada a artistas renomados que fazem arte por Hobby ou diversão.



Julgar uma classe ou um grupo antes mesmo de conhecer torna pobre a tese de qualquer um sabendo que uma teoria deve ser criada com embasamento aprofundado e estudo sobre o assunto abordado...Dizer que artistas de rua em seu todo se aproveitam da arte para roubar motoristas sem esclarecer os fatos aos quais poderiam ter levado essa minoria a agir dessa forma torna incompleto e insensato da parte interlocutora, cabendo a quem analisa a teoria que o mesmo deseja denegrir a imagem do objeto em estudo.



Os crimes em geral são nada mais nada menos que ações determinadas fora do padrão de
conduta social e recriminadas por serem impulsos físicos não necessariamente coordenados feitos por seres capazes de relutar e decidir suas ações, palavras e pensamentos. Quando julgamos um grupo, classe ou sociedade incapazes de seguir os códigos de conduta adotados pela sociedade em que vivemos passamos a imagem de tal grupo como incorreta e aumentamos a discriminação e opressão a esse meio social.

O Brasil devido a sua extrema pobreza em algumas partes de seu território é
um país repleto de pessoas como aos quais falei durante este relato que por si próprias seguem em frente quando tudo parece perdido, que não se deixam enganar pela falta de intelecto ou pelo preconceito e nunca desistem do direito mais maravilhoso do mundo que todos nós temos e muitas vezes não damos o devido valor que é simplesmente...viver.



Bryan S.

0 comentários

Make A Comment
top